TRANSFINAL E O MEIO AMBIENTE
Atitudes para Preservar o Meio Ambiente

A preservação do meio ambiente é uma das grandes preocupações mundiais e é impossível deixar de refletir sobre o tema, considerando que o setor de transporte é visto como um dos vilões desse fenômeno nas grandes cidades. Os caminhões são os principais responsáveis pela emissão de fumaça preta e emissões de gases com alto teor de enxofre e é o seguimento que realiza o maior número de ações para redução, compensação e anulação dos efeitos de gases poluentes.

A TRANSFINAL, em parceria com a Federação de Transportes do ES, utilizando o programa Despoluir/ES tem a sua frota de veículos inspecionada constantemente, gerando relatórios dos níveis de opacidade para cada veículo. Com estes parâmetros, são tomadas algumas ações simples que regulam e controlam os índices de emissão.

Como Funciona o Programa

A análise dos gases é feita através de uma unidade móvel do projeto, constituída de um veículo adaptado com um mini laboratório de análise da qualidade do combustível, onde um equipamento digital computadorizado (conhecido como OPACÍMETRO) mede a densidade da fumaça preta dos veículos. O acompanhamento constante leva a TRANSFINAL a manter os seus veículos com níveis de emissão seguros para o meio ambiente.

Como resultado deste trabalho, destaca-se a redução significativa no consumo de diesel, através da orientação quanto à condução dos veículos, sua manutenção e formas de controle da qualidade do combustível, desde o recebimento ao armazenamento, passando pela limpeza dos tanques de armazenagem.

Programa SASSMAQ (Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade)

A Transfinal é uma das primeiras empresas a aderir ao Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde,Meio Ambiente e Qualidade (SASSMAQ) por intermédio de uma ação do projeto D-log(Logística em Desenvolvimento). Cassiano Orsi, coordenador do projeto, explicou que a adesão das empresas de cargas é positiva, pois amplia a responsabilidade social das corporações, por meio da adoção de métodos preventivos para evitar danos ao meio ambiente e à segurança dos seus colaboradores. Os motoristas são conscientizados e passam a dirigir com mais atenção, respeitando os limites de velocidade e sinalização das estradas, minimizando assim os riscos de acidentes e danos ambientais.